O início de qualquer instalação de detecção e combate a incêndios deve se dar por um projeto que envolve a análise de risco. O melhor momento para instalar sprinklers é quando você está construindo uma edificação ou reformando um edifício existente, inclusive em ambientes não incluídos na norma como de obrigatoriedade. Em locais sprinter de incêndio tidos pela norma como de obrigatoriedade de sistema de combate, não há a liberação do habite-se, sem antes haver o aferimento e liberação por parte dos bombeiros locais. O https://www.a5s.com.br/blog/projeto-instalacao-e-manutencao-de-sprinklers/ é um conjunto de chuveiros hidráulicos, ligados a um sistema de água, que em caso de incêndio são ativados para combater as chamas. Os bulbos de vidro dos sprinklers se rompem quando atingem uma determinada temperatura. O sistema automático sprinkler é ideal para preservar o patrimônio de uma empresa e proteger a vida das pessoas. O mecanismo serve para impedir que o fogo se alastre enquanto as pessoas evacuam o espaço e a equipe do Corpo de Bombeiros ou da Brigada de Incêndio chegue ao local. Assim, é fundamental consultar um profissional qualificado para avaliar o local e suas necessidades específicas, permitindo assim a obtenção de um orçamento preciso e detalhado para a instalação do sistema de sprinklers.
Sistema de hidrantes contra incêndio
Uma vistoria mensal das paredes externas e tubulações que alimentam as bombas também devem ser realizadas. Isso é importante para garantir que não existam vazamentos, sinais de corrosão ou danos físicos à estrutura. Assim, projetam água do teto, fazendo com que o princípio de incêndio seja controlado. Trata-se de uma medida emergencial e inicial, que não dispensa a atuação dos bombeiros no local. Um sistema de sprinkler bem instalado e devidamente mantido é uma das melhores armas que existem para redução de perdas e proteção de vidas.
Qual norma brasileira e responsável para orientações em projeto de sprinklers de uso geral?
Além disso, a NBR 10897 é a norma brasileira que guia os projetos e as instalações de sprinklers.
Caso a tubulação não acompanhe a inclinação do telhado e o mesmo for inclinado, há o comprometimento da altura dos bicos em relação ao teto, ou seja alguns ficarão próximos e outros longe e há também o risco de obstrução do padrão de descarga do bico pela própria telha. Para implementar um programa de supervisão de válvulas, o primeiro passo é identificar todas as válvulas da rede de incêndio da edificação e elaborar uma combate a incendio sprinkler planta ou croqui (rascunho ou esboço) com a posição de cada uma delas. Todas as válvulas maiores do que 40 mm ou que controlem o fluxo de água para mais de cinco sprinklers devem ser trancadas na posição aberta. Uma régua de volume fixada na parede externa do tanque ou um manômetro bem calibrado são eficientes para a medição. Eles possibilitam inclusive conexão direta com um sistema de supervisão ou central de alarme.
sistema sprinkler
As bombas de incêndio (principal e reserva) são ligadas automaticamente e só podem ser desligadas manualmente. Alguns itens devem ser verificados para que a qualquer momento em que possa ser necessária a atuação da(s) bomba(s), todos os suprimentos estejam sprinkler de espuma adequados. As bombas de incêndio são o coração do sistema, pois fornecerão todas as condições necessárias de pressão e vazão previamente dimensionadas em projeto. Por serem cruciais ao sistema, exigem uma série de inspeções e testes periódicos.
Como projetar sprinkler?
- distribuir os chuveiros por toda área a ser protegida;
- calcular a área máxima por chuveiro automático de acordo com o risco a proteger, sem exceder;
- avaliar a localização do sistema em relação ao teto para evitar a interferência na descarga de água por obstruções;
Sendo assim, ao contratar uma empresa de consultoria de AVCB, conte com uma empresa especializada e experiente no mercado. Portanto, eles agem antes da chegada do Corpo de Bombeiros e conseguem evitar que as chamas tomem grandes proporções, pois ajudam a resfriar o ambiente. O sistema de sprinklers pode ser formado por sprinklers de vários tipos, conforme os modelos apresentados na lista a seguir. Quando se refere a sistema de combate a incêndio SPrinkler, a empresa Asystem Group atua satisfatoriamente por atender a toda e qualquer necessidade de seus clientes nas medidas de combate a incêndio. Por isso, é importante que as regras estabelecidas pela norma sejam atendidas, garantindo a segurança dos usuários, bem como dos bens.
Quais as vantagens do sistema de sprinklers contra incêndio
Os manômetros devem ser substituídos ou ensaiados a cada cinco anos por comparação com manômetros calibrados. Os que não demonstrarem precisão com uma margem de 3% do fundo de escala devem ser novamente calibrados ou substituídos. capacidade de reposição de água do reservatório não for capaz de encher o mesmo completamente em até 6 horas, um plano de enchimento alternativo com caminhões pipa sprink segurança contra incêndio ltda deve ser elaborado incluindo o mapeamento de fornecedores para que o cumprimento do tempo seja atendido. Todos os programas citados possuem características semelhantes e devem ser registrados por escrito, assim como todas as inspeções e intervenções devem ser registradas em formulários padronizados. O programa de inspeção, teste e manutenção é o mais importante dos três programas recomendados.
- Na Prevent Fire, entendemos a importância de oferecer soluções acessíveis sem comprometer a segurança.
- Para as edificações de uso comum, tais como shopping centers, edifícios comerciais, centros logísticos etc.
- Contudo, assim que a água se choca com o difusor, o design das aletas do difusor é responsável pela construção do padrão de descarga do sprinkler, formando uma espécie de “guarda-chuva” para os sprinklers do tipo spray.
- Somente o sprinkler mais próximo ao fogo deve ser ativado, em primeiro instante.
- Os sprinklers podem ser comprados em empresas especializadas no fornecimento de equipamentos e acessórios para redes de incêndio.
- Quanto mais numerosas forem as gotículas de água, maior será a área da superfície da água exposta ao calor, mais gotas vão evaporar e se transformarão em vapor que absorverá mais calor.
- Um sistema de supressão de incêndio, como um sistema de extinção de incêndios, é usado para extinguir ou controlar incêndios e é ativado por calor, fumaça ou uma combinação dos dois.
Diferentemente dos outros equipamentos utilizados no combate a incêndios (mangueiras, canhões, extintores portáteis ou sobre rodas, etc), os sprinklers, em conjunto com todo o sistema fixo, não precisam de ação humana para funcionar. Basta que a temperatura ambiente atinja o limite do sprinkler que ele entra em ação imediatamente. Quando se trata da segurança do seu ambiente, não abra mão da qualidade e da eficácia. Na Prevent Fire, oferecemos centrais de detecção de incêndio com preço justo e desempenho excepcional. Nossas centrais são projetadas para garantir uma detecção precisa e rápida de incêndios, permitindo uma resposta imediata e efetiva.


Qual é o objetivo do uso do sprinkler em sistema de combate a incêndio?
Ao detectar um foco de incêndio (pela elevação da temperatura) ativa o elemento sensor, liberando a água na densidade adequada para a extinção do fogo, garantindo que o combate seja feito de maneira rápida, eficaz e econômica, minimizando as interrupções, preservando vidas e o patrimônio da empresa.